Potencializamos sua presença digital, tornando seu negócio relevante e prospectando novos clientes.

Black Friday: estratégias para um mercado em constante mudança

Está chegando a famosa. Sim, a Black Friday é mais do que um evento comercial; é um fenômeno cultural que transformou a maneira como compramos e vendemos. Mas em meio à euforia das promoções, como garantir que nossas estratégias estejam alinhadas com os objetivos dos nossos negócios? A começar pela duração: há anos que a data deixou de ser apenas no dia seguinte ao dia de ação de graças, e passou a durar todo mês de novembro. Mas essa extensão levanta uma questão: não estaria essa abordagem diluindo a urgência e a exclusividade que a Black Friday originalmente trazia? O termo “black” tomou tanta força que hoje é usado em diversas datas do ano para indicar outras ações promocionais, de grandes varejistas, o que reflete a influência cultural da data.

Ao realizar reflexões sobre a Black Friday, vemos o quanto é preciso olhar para todos os insumos que temos. Observar as tendências de comportamento, o entendimento profundo das vendas e do mercado, permite tomar decisões mais robustas e criar estratégias mais eficazes. O foco é se aproximar e sintonizar-se com o cliente, com a consciência de que a compreensão total dos dados é uma necessidade e não mais uma opção.

Planejamento é essencial

Planejamento é essencial, e deve ser flexível o suficiente para permitir a ousadia quando necessário. Deixar dashboards prontos com fácil acesso às informações e ao resultado é crucial, mas também é vital manter um olhar atento às oportunidades inesperadas que possam surgir. Analisar produtos, acompanhar exposição, buscas, volume de vendas e composição de carrinho ajudam a embasar e direcionar estratégias dos canais.

Mas e a marca? Será que a data é só voltada à venda e ao fim de funil? A resposta é não. É primordial expor e gerar lembrança de marca, mantendo um equilíbrio para garantir que a qualidade e o valor da marca não sejam ofuscados pelas ofertas agressivas. Use os meses que antecedem para se aproximar do consumidor inativo, para reforçar a mensagem com quem já compra e abrir diálogo com quem não te conhece.

Teste, teste e teste

A cultura de testes também tem um papel vital. Aproveite o período que antecede para aprimorar a leitura de dados, corrigir, ajustar rotas, entender e analisar oportunidades. Testar não se limita às campanhas de mídia, mas se estende a plataformas, processos e pessoas. O entendimento diversificado pode ajudar a ser diferente e abrir espaço em um mercado tão competitivo.

E mesmo falando em planejar, prever e se estruturar, não deixe de ousar. A oportunidade pode bater à porta, e a identificação de uma tendência ou possibilidade de ação pode resultar em um sucesso de vendas ou de negócios gerados na data. Tenha confiança e ousadia, uma ação bem ponderada pode ajudar a mudar o rumo e alavancar resultados históricos.